O Brasil está entre as primeiras posições nos rankings de incidência da depressão ao redor do mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. Isso deixa o país como líder na América Latina e em segundo lugar das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
As estimativas apontam que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil. Para combatê-la, associado a outras iniciativas, está a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), uma das abordagens mais eficientes para ajudar no quadro depressivo, comprovada por diferentes estudos científicos.
Quer saber como a TCC pode combater a depressão? Continue a leitura e entenda como funciona esse tipo de abordagem.
Leia também: Depressão sazonal: quais os sintomas e causas do transtorno?
O que é Terapia Cognitivo Comportamental?
Dentro da psicologia, existem diversos tipos de abordagens terapêuticas, entre elas a Psicologia Analítica ou Junguiana, a Psicanálise Lacaniana, a Psicanálise Freudiana, a Psicanálise Analítico-Comportamental, Gestalt, Psicodrama, a Terapia Cognitivo Comportamental, entre outras.
Essa última, também chamada de TCC, foi fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. Seu principal objetivo é alterar os sistemas de significados, ou sistema de crenças, dos pacientes para modificar suas emoções e comportamentos com relação às situações.
Esse tipo de terapia busca entender como o indivíduo interpreta os acontecimentos que os afeta e não os acontecimentos propriamente ditos. É nosso sistema de crenças que determina a resposta que damos às ocorrências da vida, formando os pensamentos automáticos, que invadem e dominam a mente da pessoa, normalmente associados a pensamentos negativos.
Leia também: Como a psicologia positiva e a terapia cognitivo comportamental podem trabalhar juntas para o bem-estar das pessoas
Sintomas comuns da depressão
Quem tem depressão apresenta emoções extremamente negativas e pensamentos disfuncionais, normalmente com os seguintes quadros:
- Falta de energia ou interesse;
- Dificuldade de concentração;
- Alterações do apetite e do sono;
- Sentimento de pesar ou fracasso;
- Irritabilidade ou impaciência;
- Inquietação;
- Falta de sentido na vida;
- Vitimismo;
- Persistência de pensamentos negativos;
- Boca ressecada, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual;
- Entre outros.
Como funciona a TCC no combate a depressão?
A Terapia Cognitivo Comportamental tem uma abordagem bem clara, direta e específica que busca o aprendizado a seu respeito, sobre como funciona a sua mente e os gatilhos que o impedem de encontrar o equilíbrio interno e promover mudanças nas emoções e comportamentos. Ao ressignificar os pensamentos automáticos e as crenças disfuncionais é possível promover diversas mudanças positivas.
A terapia irá ajudar a solucionar os problemas imediatos do paciente, mas, além disso, também irá fornecer um novo conjunto de técnicas e estratégias a fim de capacitá-lo a processar e responder as ocorrências de forma mais equilibrada.
Ou seja, durante as sessões de TCC, o psicólogo ajuda o paciente a identificar sentimentos, pensamentos e padrões de comportamento para, diante deles, ajudá-lo a encontrar pensamentos alternativos, mais funcionais, que possibilitem uma boa adaptação à sua realidade social. Com o tempo, a ideia é que o paciente adquira autonomia e possa lidar com as questões por conta própria. Esta é a reestruturação cognitiva e comportamental que dá nome à abordagem.
Leia também: Ter um hobby ajuda a combater a depressão
Desconstruindo padrões para a cura
Olhar para cada situação com uma percepção mais profunda e complexa torna possível enxergar os padrões de percepção enraizados em cada pessoa. A solução é desconstruí-los para gerar maior flexibilidade ao comportamento.
Pensamento, emoção e comportamento em equilíbrio garantem uma forma consciente de agir do paciente, com menos prejuízos e menos padrões negativos. Por isso, a Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens mais eficientes para o tratamento da depressão, associado a outras frentes, como medicação, exercícios físicos e meditação.
Quer saber mais sobre o tratamento da depressão com o auxílio da TCC? Entre em contato conosco e saiba mais, além de continuar navegando no blog para se manter atualizado sobre o assunto.
Luana Nodari é Psicóloga e Neuropsicóloga
Atende em sua clínica na Vila Mariana / SP, adolescentes e adultos,
através da Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP: 06/112356