blog psicóloga vila mariana

Como a Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar no tratamento da depressão

O Brasil está entre as primeiras posições nos rankings de incidência da depressão ao redor do mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. Isso deixa o país como líder na América Latina e em segundo lugar das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

As estimativas apontam que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil. Para combatê-la, associado a outras iniciativas, está a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), uma das abordagens mais eficientes para ajudar no quadro depressivo, comprovada por diferentes estudos científicos.

Quer saber como a TCC pode combater a depressão? Continue a leitura e entenda como funciona esse tipo de abordagem.

O que é Terapia Cognitivo Comportamental?

Dentro da psicologia, existem diversos tipos de abordagens terapêuticas, entre elas a Psicologia Analítica ou Junguiana, a Psicanálise Lacaniana, a Psicanálise Freudiana, a Psicanálise Analítico-Comportamental, Gestalt, Psicodrama, a Terapia Cognitivo Comportamental, entre outras.

Essa última, também chamada de TCC, foi fundada no início dos anos 60 por Aaron Beck, Neurologista e Psiquiatra norte-americano. Seu principal objetivo é alterar os sistemas de significados, ou sistema de crenças, dos pacientes para modificar suas emoções e comportamentos com relação às situações.

Esse tipo de terapia busca entender como o indivíduo interpreta os acontecimentos que os afeta e não os acontecimentos propriamente ditos. É nosso sistema de crenças que determina a resposta que damos às ocorrências da vida, formando os pensamentos automáticos, que invadem e dominam a mente da pessoa, normalmente associados a pensamentos negativos.

Sintomas comuns da depressão

Quem tem depressão apresenta emoções extremamente negativas e pensamentos disfuncionais, normalmente com os seguintes quadros:

  • Falta de energia ou interesse;
  • Dificuldade de concentração;
  • Alterações do apetite e do sono;
  • Sentimento de pesar ou fracasso;
  • Irritabilidade ou impaciência;
  • Inquietação;
  • Falta de sentido na vida;
  • Vitimismo;
  • Persistência de pensamentos negativos;
  • Boca ressecada, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual;
  • Entre outros.

Como funciona a TCC no combate a depressão?

A Terapia Cognitivo Comportamental tem uma abordagem bem clara, direta e específica que busca o aprendizado a seu respeito, sobre como funciona a sua mente e os gatilhos que o impedem de encontrar o equilíbrio interno e promover mudanças nas emoções e comportamentos. Ao ressignificar os pensamentos automáticos e as crenças disfuncionais é possível promover diversas mudanças positivas.

A terapia irá ajudar a solucionar os problemas imediatos do paciente, mas, além disso, também irá fornecer um novo conjunto de técnicas e estratégias a fim de capacitá-lo a processar e responder as ocorrências de forma mais equilibrada.

Ou seja, durante as sessões de TCC, o psicólogo ajuda o paciente a identificar sentimentos, pensamentos e padrões de comportamento para, diante deles, ajudá-lo a encontrar pensamentos alternativos, mais funcionais, que possibilitem uma boa adaptação à sua realidade social. Com o tempo, a ideia é que o paciente adquira autonomia e possa lidar com as questões por conta própria. Esta é a reestruturação cognitiva e comportamental que dá nome à abordagem.

Desconstruindo padrões para a cura

Olhar para cada situação com uma percepção mais profunda e complexa torna possível enxergar os padrões de percepção enraizados em cada pessoa. A solução é desconstruí-los para gerar maior flexibilidade ao comportamento.

Pensamento, emoção e comportamento em equilíbrio garantem uma forma consciente de agir do paciente, com menos prejuízos e menos padrões negativos. Por isso, a Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens mais eficientes para o tratamento da depressão, associado a outras frentes, como medicação, exercícios físicos e meditação.

Quer saber mais sobre o tratamento da depressão com o auxílio da TCC? Entre em contato conosco e saiba mais, além de continuar navegando no blog para se manter atualizado sobre o assunto.

#Psicologia #VilaMariana #Psicóloga #Depressão #TerapiaCognitivoComportamental #Psicoterapia

Deixe uma resposta

Contato

Luana Nodari
Psicóloga/Neuropsicóloga
CRP: 06/112356

Localização

Rua Domingos de Morais, 2781 - cj 311
Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04035-001

Redes Sociais

Ao lado da estação do Metrô Santa Cruz

Estacionamento no local