só se manifestarão na fase adulta.
A vida nem sempre é composta por momentos felizes e um trauma pode acontecer de um momento para o outro. A maioria das pessoas passou ou irá passar por eventos potencialmente traumáticos ao longo da vida.
São situações em que o indivíduo se sente em risco de morte, de ser ferido ou perder sua sanidade mental. Superar uma situação traumática ou ficar marcado por ela é o limiar entre estresse e trauma, a raiz de diversos transtornos psicológicos, principalmente quando ocorrem na infância.
Ser vítima de um desastre ambiental, acidente ou violência são exemplos de situações que podem ser traumáticas. A palavra trauma tem sua origem etimológica no grego e significa “ferida”, que podemos compreender por uma lesão causada por agente externo, mas que repercute em nível interno, em nível psíquico.
Cada indivíduo reage aos eventos estressantes de maneira singular. Quando diante de eventos maiores do que a nossa capacidade de suportar, surge o que é chamado de trauma.
Leia também: Luto: como lidar com a dor? 6 atitudes que podem ajudar
Quais os tipos de traumas mais comuns?
Não existe apenas um tipo de trauma que possa abalar o estado psicológico de uma pessoa, mas alguns são mais recorrentes. Entre eles podemos citar:
- Separação conjugal;
- Perda de entes queridos;
- Aborto;
- Acidentes;
- Assalto;
- Sequestro;
- Violência sexual;
- Mudanças drásticas na vida;
- Sofrimento ou testemunho de violência.
Seja qual for a situação traumática, é fundamental cuidado especial e tratamento direcionado, pois são experiências muito dolorosas que causam sensações diversas no indivíduo, como:
- Ansiedade;
- Pânico;
- Desespero;
- Apreensão;
- Desamparo;
- Culpa;
- Tristeza;
- Raiva;
- Irritabilidade.
muitas vezes, difícil.
5 sinais de trauma psicológico
Caso você tenha passado por esses ou outro tipo de episódios traumáticos e estiver passando por alguns dos sintomas listados abaixo, não hesite em procurar ajuda especializada, de um psicólogo ou psiquiatra.
- Pesadelos;
- Flashbacks;
- Ansiedade;
- Tristeza ou culpa;
- Sentindo-se entorpecido.
Leia também: Técnicas para sair de pensamentos negativos
Trauma tem cura? Como tratar
Para superar um trauma é preciso vencer a experiência negativa passada. Assim, você não será mais afetado pela lembrança daquele momento e as sensações não serão revividas constantemente.
Psicoterapia
Porém, nem sempre é possível superar esses eventos sozinhos, e a psicoterapia pode ajudar. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é muito recomendada para ajudar o paciente a lidar com aquele acontecimento.
O tratamento normalmente dura alguns meses e durante as sessões são trabalhadas questões como o entendimento do trauma e uma reexposição a ele, com o objetivo de mudar a relação da pessoa com suas lembranças.
O psicólogo irá te auxiliar durante as sessões e também recomendado exercícios para praticar em casa.
Atividade física
Praticar exercícios regularmente é fundamental para auxiliar no tratamento. O corpo libera endorfina, além de distrair e colaborar para liberar as emoções. Apenas 30 minutos por dia, três vezes por semana vão te ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade e depressão.
Tenha novos hobbies
Ocupar a cabeça e fazer o cérebro funcionar para criar novas conexões neurais: aprender coisas novas é muito bom! Por isso, para auxiliar no tratamento de traumas, cultive novos que hobbies.
Atividades relaxantes, como pintura, marcenaria, instrumentos, jardinagem, cerâmica, entre outros podem ajudar a distraí-lo e evita que fique pensando repetidamente no evento traumático.
Leia também: Ter um hobby ajuda a combater a depressão
Conclusão
Se você passou por uma experiência traumática e hoje vive as consequências do trauma, saiba que é possível amenizar e resolver essa dor. Procure ajuda e tenha um compromisso de fazer o seu melhor para superá-la.
Luana Nodari é Psicóloga e Neuropsicóloga
Atende em sua clínica na Vila Mariana / SP, adolescentes e adultos,
através da Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP: 06/112356