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o que é névoa fibro
A névoa fibro se manifesta de diferentes formas e intensidades.

A expressão névoa fibro é usada para descrever a perda da clareza mental — sintoma muito comum em pacientes com fibromialgia.

Quem sofre com o problema, costuma enfrentar dificuldades de concentração, raciocínio, comunicação, memória e orientação espacial. 

No dia a dia, a névoa fibro se manifesta de diferentes formas e intensidades. 

Pode ser observada em comportamentos como:

  • incapacidade de lembrar do que acabou de ler ou ouvir;
  • esquecer o que estava fazendo;
  • perder a linha de raciocínio;
  • dificuldade de memorizar informações novas;
  • problemas para lembrar de nomes de pessoas, datas importantes, números e palavras;
  • falar de modo lento ou confuso;
  • fácil distração;
  • perda do senso de orientação, não sabendo como chegar a lugares conhecidos.

A sensação de nevoeiro cerebral causa de pequenos embaraços a grandes prejuízos na vida do fibromiálgico.

A terapia cognitivo-comportamental é um dos principais recursos para tratar e gerenciar o problema.

Como reduzir os sintomas da fibromialgia?

como reduzir sintomas da fibromialgia
8 dicas para reduzir os sintomas da fibromialgia.
  1. Aposte no calor: experimente usar bolsas térmicas, compressas, mantas elétricas, luvas para artrite… Além de relaxante, o calor pode diminuir a dor.
  2. Crie intervalos de descanso entre suas atividades rotineiras.
  3. Encontre um médico que entenda sua doença: se perceber que seu médico atual apenas prescreve dúzias de remédios e não esclarece suas dúvidas, procure outro profissional!
  4. Pratique técnicas de relaxamento.
  5. Adote um hobby: diminuir o estresse é fundamental para quem tem fibro. Portanto, mergulhe em atividades que te dão prazer.
  6. Não exagere nos dias bons: fuja da tentação de recuperar o “tempo perdido” nos dias em que a dor e cansaço dão trégua. O excesso de atividades pode desencadear uma crise.
  7. Crie intervalos de descanso entre suas atividades rotineiras.
  8. Pratique atividades físicas regularmente (veja mais orientações sobre essa dica no tópico a seguir).

Também é importante que você não se compare com outras pessoas.

Nem mesmo a outros pacientes com fibro! 

Cada um vivencia sintomas e intensidade de incômodos de forma diferente.

Escute o seu corpo.

Descubra e respeite os seus limites.

“Todo mundo é capaz de dominar a dor, exceto quem a sente.” — William Shakespeare

Quais são os exercícios físicos mais indicados para quem tem fibromialgia?

exercícios físicos indicados para quem tem fibromialgia
O sedentarismo tende a agravar os sintomas da fibromialgia.

As sugestões mais comuns incluem:

  • caminhada;
  • natação;
  • hidroginástica;
  • ciclismo;
  • dança;
  • alongamento;
  • yoga; 
  • pilates.

É compreensível que o “convite ao movimento” não lhe soe especialmente sedutor, quando você sofre com a dor e o cansaço, típicos da fibromialgia.

Mas é preciso que você saiba: o sedentarismo tende a agravar os sintomas da doença.

Em contrapartida, a prática regular de atividades físicas melhora o humor, reduz o estresse, alivia a dor, diminui a rigidez e contribui para boas noites de sono.

Então, o que fazer?

Minha sugestão é que você comece aos poucos e, gradualmente, aumente o tempo destinado aos exercícios.

Respeite seus limites e pare, antes de se sentir cansado.

Se notar que exagerou, reduza o ritmo nos próximos dias.

Converse com seu médico antes de iniciar ou alterar um programa de atividades físicas. 

Ele saberá te orientar quanto às opções mais adequadas à sua condição.

Leia também: Dicas para reduzir os sintomas da fibromialgia (o texto inclui sugestões de alimentos para incluir — ou riscar — da dieta, além de enumerar terapias alternativas que podem aliviar dores crônicas).

psicóloga Vila Mariana Luana Nodari

Luana Nodari é Psicóloga e Neuropsicóloga
Atende em sua clínica na Vila Mariana / SP, adolescentes e adultos,
através da Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP: 06/112356

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