Reembolso no Convênio
Saiba como solicitar reembolso de psicoterapia
A psicóloga Luana Nodari realiza apenas consultas particulares. Porém, caso você tenha plano de saúde, saiba que é seu direito solicitar reembolso de sessões de psicoterapia, junto ao seu convênio.
A Agência Nacional de Saúde (ANS), por meio da resolução nº 387 de 2015, impõe a todos os planos de saúde a obrigatoriedade de restituir aos assegurados valores referentes às consultas particulares.
Para você ficar tranquilo e entender exatamente como são os procedimentos de reembolso, preparamos um passo a passo, com todas as orientações necessárias. Confira.
A porcentagem de restituição é variável, de acordo com seu tipo de plano. Portanto, é importante entrar em contato com sua operadora de saúde, verificar seu contrato de cobertura e sanar todas as dúvidas.
Informe-se também sobre a forma de apresentar recibos ou notas fiscais, para receber o reembolso.
As operadoras estão acostumadas a prestar esse tipo de esclarecimento e indicarão os procedimentos corretos.
O padrão da maior parte dos planos de saúde é solicitar que exista encaminhamento médico para as sessões de psicoterapia.
Você pode marcar uma consulta com seu clínico geral e pedir que ele realize esse procedimento, bastante comum.
O documento deve estar datado — geralmente, tem validade por até 3 meses —, carimbado com o CRM do médico e indicar o CID (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
A partir do momento que você contar com encaminhamento médico, já pode agendar suas sessões de psicoterapia.
No fim de cada mês, o psicólogo irá fornecer o recibo de pagamento ou nota fiscal, referente aos atendimentos realizados.
Esse documento é fundamental para que você solicite o reembolso, junto ao seu convênio de saúde.
Se você realizou o passo a passo que indicamos, já dispõe de todas as instruções para encaminhar a documentação necessária.
Uma vez que a maior parte das operadoras trabalha com sistemas automatizados, é bastante provável que você possa enviar o recibo ou nota fiscal e o encaminhamento médico por meio do site ou aplicativo do plano de saúde, de forma muito prática.
Caso tenha alguma dúvida, faça novo contato com a central de atendimento de seu convênio e peça orientações.
Após encaminhar sua solicitação de reembolso, aguarde o prazo de análise indicado por sua operadora. Efetuado esse processo, o valor do reembolso será depositado em sua conta corrente bancária.
Lembre-se que esse trâmite é de responsabilidade da operadora de saúde, não do psicólogo.
Essa operação será repetida todos os meses, enquanto você contar com o atendimento psicológico.