Você já ouviu falar que ir ao psicólogo é coisa de louco? Como a psicologia pode ajudar se você só vai ficar conversando? Provavelmente sua resposta foi sim, já que esse é um dos maiores mitos que rondam a psicologia e um dos maiores tabus que afastam as pessoas dos benefícios da psicoterapia.
Na verdade, o psicólogo, profissional formado em psicologia, pode ajudar qualquer pessoa, desde crianças até idosos, por exemplo, no processo de se autoconhecer, enfrentar as mudanças da vida e ter mais bem-estar.
Continue a leitura e entenda como a psicologia pode auxiliar a todos no cotidiano ou em coisas complexas e duras.
Saiba mais: 4 benefícios da terapia online
Como a psicologia pode ajudar na sua vida
A orientação psicológica tem o objetivo de fazer o paciente refletir sobre si e avaliar sua atual situação. A partir do diálogo, o psicólogo pode ajudar a ver as situações por outros prismas e dar orientações voltadas para essas necessidades e, como resultado, ajuda o paciente a resolver, por si mesmo, seus problemas de forma ágil e saudável.
É possível buscar pela orientação de um psicólogo para tratar dúvidas que possam surgir na criação dos filhos, no ambiente de trabalho, na relação amorosa, ou outros conflitos que estejam causando desconforto emocional.
Confira abaixo alguns casos em que a psicoterapia pode ser muito útil para promover mais qualidade de vida.
1 – A psicologia pode ajudar a lidar com a ansiedade
Antes de uma prova de vestibular, antes de uma entrevista de emprego ou um encontro amoroso: experimentar sensações de ansiedade é normal e todos nós passamos por isso em alguns momentos da vida. Em outros casos, há pessoas que sofrem de ansiedade crônica, algo que impacta diariamente seus afazeres pessoais e profissionais e “não passa”. Em ambos os casos, a orientação psicológica pode ajudar no controle das emoções.
2 – Ajuda na tomada de decisões no campo profissional e financeiro
Quem está enfrentando problemas no campo profissional ou financeiro (quem nunca passou por isso?) sabe como essas situações são estressantes e podem causar frustração, angústia e raiva. Para esses momentos, a orientação de um psicólogo pode ajudar a controlar as emoções e lidar melhor com os desafios da vida.
3 – Para ajudar a controlar compulsões
Às vezes, sob pressão ou ansiedade, algumas pessoas têm comportamentos compulsivos e agem sem pensar nas consequências, como comer demais ou abusar do álcool. O acompanhamento com um psicólogo pode ajudar muito nesses casos.
4 – Para promover a autoconfiança e restabelecer o equilíbrio pessoal
Algumas vezes, depois de uma situação desafiadora, a pessoa acaba se fechando e criando uma concha em sua volta, achando que assim está protegida do mundo. Esses momentos de angústia geram complicações em vários aspectos e a psicologia pode ajudar a reverter a situação. O psicólogo auxiliará na recuperação da autoconfiança, da boa autoestima e do equilíbrio mental e emocional.
Existe momento certo para procurar um psicólogo?
Se você sente que precisa de ajuda para enfrentar qualquer questão da sua vida, procure ajuda. O melhor momento para ir ao psicólogo é esse, quando você aceita que tem um problema e sabe que será mais fácil enfrentá-lo com ajuda de um profissional.
Ter equilíbrio emocional é a base para uma vida mais serena e feliz. Com o consenso do paciente e a dedicação do profissional de psicologia, é possível superar os obstáculos, conquistar mais confiança em si mesmo e alcançar tudo o que almeja, em todas as áreas da vida.
Leia também: Depressão na terceira idade: saiba como ajudar
Você sabia que a psicologia poderia ajudar a todos de maneira tão ampla assim?
Portanto, compartilhe essas informações com um amigo que também precisa saber disso e não deixe de acompanhar as novas publicações aqui no blog.
Até a próxima!
Luana Nodari
Psicóloga na Vila Mariana
Atende adolescentes e adultos,
através da Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP: 06/112356