blog psicóloga vila mariana

O que é Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) atinge por volta de 4,5 milhões de pessoas no Brasil, segundo estimativas da OMS em relatório de 2020. Neste artigo, será discutido o que é, quem sofre e como surge esse transtorno.

transtorno-obsessivo-compulsivo-o-que-e-como-surgem
O TOC pode, muitas vezes, atrapalhar a rotina das pessoas que sofrem desse transtorno.


Em algum momento da vida, todos nós já verificamos mais de uma vez alguns comportamentos compulsivos, por exemplo, verificar mais de 2 vezes se trancamos a porta de casa, várias vezes “batemos na madeira” para afastar algum mau agouro, ou tivemos alguma ideia perturbadora, um pensamento obsessivo, surgindo em nossas cabeças do nada.

Embora a maioria das pessoas continue sua rotina diária sem pensar duas vezes nessas experiências, se você tiver Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), esses tipos de ocorrências podem se tornar angustiantes e debilitantes com os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos.

O TOC muitas vezes está relacionado ao transtorno de ansiedade, já que as pessoas afetadas por essa doença mental tendem a experimentar grande ansiedade como resultado de pensamentos obsessivos.

Muitas vezes, comportamentos compulsivos, extensos rituais, são realizados na tentativa de reduzir a grande ansiedade causada por obsessões.

Leia também: Crises de ciúmes? Entenda quando é necessário procurar ajuda.


Pensamentos Obsessivos e Comportamentos Compulsivos


Pensamentos obsessivos são imagens ou ideias que não desaparecem de nossa mente, são involuntárias e extremamente angustiantes ou preocupantes. Por exemplo, “E se eu for acometido por uma doença mortal?” ou ainda “E se eu matar meu parceiro?”.

Comportamentos compulsivos são aqueles que precisam ser repetidos para aliviar a grande ansiedade que surge. Os comportamentos compulsivos são frequentemente relacionados aos pensamentos obsessivos.

Por exemplo, se você está obcecado com a contaminação, pode se sentir compelido a lavar as mãos muitas vezes, de forma exagerada, durante o dia, pois tem um pensamento que não sai da cabeça que as mãos estão contaminadas ou muito sujas. E esse ciclo que gera grande ansiedade.


Quem é afetado pelo Transtorno Obsessivo-Compulsivo?

O TOC é um transtorno relativamente comum que afeta cerca de 2,5% das pessoas ao longo da vida. É experimentado igualmente por homens e mulheres e afeta todas as raças e culturas.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo geralmente pode começar por volta do final da adolescência ou início da idade adulta, embora crianças e adolescentes também possam ser afetados.

Muitas vezes pais ou professores não percebem o TOC em crianças e adolescentes, pois se esforçam para esconder seus sintomas gerados por esses pensamentos recorrentes e os comportamentos compulsivos.

Transtorno-obsessivo-compulsivo-provoca-ansiedade
Um dos sintomas mais presentes é a grande ansiedade.


De onde surge o Transtorno Obsessivo-Compulsivo?

Os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos geralmente aparecem gradualmente e podem ser duradouros se não forem tratados. Estresse de um desemprego, dificuldades de relacionamento, problemas na escola, até mesmo o parto, podem ser fortes gatilhos para impulsionar o TOC.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo também pode estar relacionado a genética, ou seja, há maior risco de desenvolvê-lo se houver um histórico familiar do problema.

As pessoas que são vulneráveis ​​ao TOC descrevem uma forte necessidade de controlar seus pensamentos e sentem que esses pensamentos obsessivos estranhos significam que estão enlouquecendo. Fato que também gera uma grande ansiedade.

Muitas pessoas podem ter pensamentos incomuns, especialmente quando se sentem estressadas, mas ao estarem vulneráveis ao TOC, pode ser difícil ignorar ou esquecer os pensamentos obsessivos que surgem e consequentemente os comportamentos compulsivos.

Na fundo, como esses pensamentos parecem tão desagradáveis, acabamos prestando bastante atenção a eles, o que cria um ciclo vicioso.

Quando uma pessoa com o TOC chega para uma consulta, traz consigo grande desconforto e preocupação. Ela estará cheia de dúvidas do tipo “Por que isso acontece comigo?”, “Por que eu não consigo tirar isso da cabeça?”, “Eu estou ficando louco?”.


Buscando ajuda para o Transtorno Obsessivo Compulsivo

Ao buscar por ajuda, o psicólogo cognitivo-comportamental responderá a todas as dúvidas. Às vezes pode parecer algo muito mais sério, por isso é interessante saber que 90% da população tem ideias ou pensamentos obsessivos ou estranhos. E estes pensamentos não diferem daqueles gerados pelo TOC.

A diferença é que a pessoa com Transtorno Obsessivo Compulsivo lhes dá mais credibilidade. Se você está passando por este tipo de problema, saiba que a Terapia Cognitivo-Comportamental é muito eficaz no tratamento.

Em caso de dúvida ou se está sofrendo com esses pensamentos obsessivos e angustiantes e percebe que tem comportamentos compulsivos, não deixe de pedir ajuda para as pessoas próximas e para um especialista.

psicologa-vila-mariana-Luana-Nodari






Luana Nodari é Psicóloga e Neuropsicóloga
Atende em sua clínica na Vila Mariana / SP, adolescentes e adultos,
através da Terapia Cognitivo-Comportamental
CRP: 06/112356

Deixe uma resposta

Contato

Luana Nodari
Psicóloga/Neuropsicóloga
CRP: 06/112356

Localização

Rua Domingos de Morais, 2781 - cj 311
Vila Mariana, São Paulo, SP
CEP: 04035-001

Redes Sociais

Ao lado da estação do Metrô Santa Cruz

Estacionamento no local